DICAS PARA VIAJAR COM SEGURANÇA EM GRUPO

Quem viaja em grupo sabe da dificuldade de comunicação entre os integrantes do comboio de motos, devido ao capacete, barulho e distância entre uma moto e outra.

Portanto foi criada uma linguagem que cumprisse essa função de comunicação.
Quando se anda em grupo é muito gostoso, porém não é muito fácil. Pensando nisso motociclistas desenvolvem técnicas de sinalização para facilitar as viagens.

O mais importante de tudo é cada um cuidar de quem está atrás. O uso do espelho retrovisor é fundamental SEMPRE.

Fazendo isso você verá os sinais de pisca, e controlará a distância do motociclista que vem atrás. Se a moto de trás ficar com muita distância, convém você também reduzir para que o da frente faça o mesmo e o grupo permaneça unido.
É evidente que se for um caso isolado de "roda-presa" este deverá acompanhar a velocidade média do grupo, e não vice-versa. Salientamos que "roda-presa" não é moto que não desenvolve e sim o motociclista.

Abaixo alguns dos principais SINAIS UNIVERSAIS para comunicação entre motociclistas, utilizados principalmente pelo líder do grupo, mas que todos os integrantes do grupo devem conhecer:



O sinal deve ser preferencialmente feito com a mão esquerda - que é a mais "livre" durante a pilotagem.

1 - Apontar com o pé esquerdo ou direito para o asfalto:

Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível).

Atenção: deverá ser sinalizado apenas do lado da fila que tem o buraco, para evitar que a moto de trás se confunda.
Se o buraco está na esquerda, todos da fila da esquerda devem sinalizar. Os da direita ignoram, pois podem confundir.
Se o buraco está no meio, as duas filas devem sinalizar. Caso o buraco seja do lado direito, cabe apenas à fila da direita sinalizar.

2 - A mão e o braço esticado sobem e descem sucessivamente:

Perigo, atenção. Reduzir a velocidade.

3- Mão e braço balançando para TRÁS e para frente, como um remo:

O grupo está muito disperso, os mais atrás devem acelerar para se aproximar um pouco mais.

4 - Braço esquerdo apontado para a esquerda:

Atenção: reduzir para entrar à esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida.

5 - Braço direito apontando para a direita: 

Deve-se segurar a embreagem para que a motocicleta nao acione o freio-motor.
Atenção:  reduzir para entrar à direita.

6 - Mão esquerda apontando para cima e realizando círculos no ar:

Atenção o grupo deve retornar.
Quando o grupo está parado, também pode significar acionar os motores para a partida.

7 - Mão esquerda apontada para cima e espalmada

Atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade imediata.

8 - Com o braço para cima, indicar o "numero 1" com a mão:

Todos deverão assumir a formação de fila indiana única.

9 - Com o braço para cima, indicar o "número 2" com a mão:

Voltar à formação normal.

10 - Com o braço esquerdo, indicar de modo pendular balançando para cima e para baixo:

Lombada, depressão ou radar à frente. Reduzir velocidade.

11 - Com o braço esquerdo para baixo, fazendo círculos com o dedo indicador:

Polícia à frente. Reduzir velocidade / Atenção.
Atenção: Não faça isso na frente da polícia.

12 - Apontar para o tanque de combustível e em seguida simular uma degola de garganta com a mão esquerda:

A moto entrou na reserva de combustível, indicando que aquele piloto necessita parar assim que possível para abastecimento.


Outra dica:
• Quando o grupo parar em posto de combustível, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso ganhamos espaço e tempo, pois conseguiremos abastecer de três a quatro motos sem manobras.

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