Quem viaja em grupo sabe da dificuldade de
comunicação entre os integrantes do comboio de motos, devido ao capacete,
barulho e distância entre uma moto e outra.
Portanto foi criada uma linguagem que cumprisse essa
função de comunicação.
Quando se anda em grupo é muito gostoso, porém não é muito fácil. Pensando nisso motociclistas desenvolvem técnicas de sinalização para facilitar as viagens.
O mais importante de tudo é cada um cuidar de quem está atrás. O uso do espelho retrovisor é fundamental SEMPRE.
Fazendo isso você verá os sinais de pisca, e controlará a distância do motociclista que vem atrás. Se a moto de trás ficar com muita distância, convém você também reduzir para que o da frente faça o mesmo e o grupo permaneça unido.
É evidente que se for um caso isolado de "roda-presa" este deverá acompanhar a velocidade média do grupo, e não vice-versa. Salientamos que "roda-presa" não é moto que não desenvolve e sim o motociclista.
Abaixo alguns dos principais SINAIS UNIVERSAIS para comunicação entre
motociclistas, utilizados principalmente pelo líder do grupo, mas que
todos os integrantes do grupo devem conhecer:
O sinal deve ser
preferencialmente feito com a mão esquerda - que é a mais "livre"
durante a pilotagem.
1 - Apontar com o pé esquerdo ou
direito para o asfalto:
Buraco, óleo ou outro tipo de
obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar
(quando possível).
Atenção: deverá ser sinalizado
apenas do lado da fila que tem o buraco, para evitar que a moto de trás se
confunda.
Se o buraco está na esquerda,
todos da fila da esquerda devem sinalizar. Os da direita ignoram, pois podem
confundir.
Se o buraco está no meio, as
duas filas devem sinalizar. Caso o buraco seja do lado direito, cabe apenas à
fila da direita sinalizar.
2 - A mão e o braço esticado sobem e
descem sucessivamente:
Perigo, atenção. Reduzir a
velocidade.
3- Mão e braço balançando para TRÁS
e para frente, como um remo:
O grupo está muito disperso, os
mais atrás devem acelerar para se aproximar um pouco mais.
4 - Braço esquerdo apontado para a
esquerda:
Atenção: reduzir para entrar à
esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em
seguida.
5 - Braço direito apontando para a direita:
Deve-se segurar a embreagem para que a motocicleta nao acione o freio-motor.
Atenção: reduzir para entrar à
direita.
6 - Mão esquerda apontando para cima
e realizando círculos no ar:
Atenção o grupo deve retornar.
Quando o grupo está parado,
também pode significar acionar os motores para a partida.
7 - Mão esquerda apontada para cima
e espalmada
Atenção, situação de emergência
à frente, exigindo cautela e redução de velocidade imediata.
8 - Com o braço para cima, indicar o
"numero 1" com a mão:
Todos deverão assumir a formação
de fila indiana única.
9 - Com o braço para cima, indicar o
"número 2" com a mão:
Voltar à formação normal.
10 - Com o braço esquerdo, indicar de
modo pendular balançando para cima e para baixo:
Lombada, depressão ou radar à frente. Reduzir velocidade.
11 - Com o braço esquerdo para baixo,
fazendo círculos com o dedo indicador:
Polícia à frente. Reduzir
velocidade / Atenção.
Atenção: Não faça isso na frente da polícia.
12 - Apontar para o tanque de
combustível e em seguida simular uma degola de garganta com a mão esquerda:
A moto entrou na reserva de
combustível, indicando que aquele piloto necessita parar assim que possível
para abastecimento.
Outra dica:
• Quando o grupo parar em posto
de combustível, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso
ganhamos espaço e tempo, pois conseguiremos abastecer de três a quatro motos
sem manobras.








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