A DIFERENÇA ENTRE MOTOCICLISTAS E MOTOQUEIROS

       A DIFERENÇA ENTRE MOTOCICLISTAS E MOTOQUEIROS 


Motoqueiro ou Motociclista ?


         De acordo com o Michaelis: mo.to.quei.ro – adj+sm (motoca+eiro) gír.  Diz-se do, ou o que anda de motocicleta. mo.to.ci.clis.ta – s m+f (moto5+ciclo2+ista) Pessoa que conduz uma motocicleta. Trocando em miúdos, no português claro, a diferença entre ambos é nula. Mas na prática a coisa não funciona assim.
         De acordo com os que se dizem mais tradicionalistas, motociclista é aquele que usa tua moto de forma consciente, sem atrapalhar os outros, aquele que não atrapalha o trafego nem o convívio entre aqueles que fazem uso do mesmo. 



Trocando mais uma vez em miúdos, seria o bonzinho da coisa toda. Ser  motociclista é levar o sorriso no rosto e amor no coração,  é pregar a igualdade, irmandade, fraternidade e  sinceridade, não importa a cilindrada de sua moto, o importante é que você tem para oferecer, o que você traz  na sua bagagem. 
            Também segundo os mesmos tradicionalistas, motoqueiros são os “vilões”. Aqueles egoístas, que vivem em prol do próprio motor e não estão nem aí para aquilo que os rodeia. Aqueles que distribuem buzininhas por aí, pegam corredores extreitísssimos, quebram retrovisores, realizam conversões proibidas, empinam suas motos e são odiados por todos aqueles que querem trafegar de forma segura. INIMIGO.
         
O motoqueiro não tem compromisso com nada e com ninguém, só pensa nele, não respeita as leis de trânsito,  não  tem amor a sua própria vida, independente da cilindrada  de sua moto,  já vi muitos motoqueiros de 1100 cc por aí.  Ah, então o tiozão da Harley Davidson é a típica figura do motociclista e o motoboy com sua CG 150cc é o típico motoqueiro? Bem, aí é que nós fugimos do pessoal e partimos pra algo que deveria ser de um senso comum: O não preconceito. 


          Não posso negar que sim, essas figuras ilustram bem o que pode ser um ou outro, mas apenas porque criou-se um estereótipo ao longo do tempo. Julgar um ou outro por características como moto, roupa, profissão ou mesmo atitude é idiotice. 
           Para mim, motoqueiros e motociclistas trocam de papéis todos os dias, dependendo da necessidade de cada um. Cansei de ver os que se dizem “motociclistas” atrapalhando o trânsito e causando arruaça, assim como já vi muito taxado “motoqueiro” dar show de pilotagem e educação no trânsito. A diferença entre motoqueiros e motociclistas fica apenas na palavra. Motociclista é mais bonito e sério. 
          Não interessa se você é motoqueiro ou motociclista, use a moto pra trabalhar ou viajar, tenha uma Café Racer ou uma Trail, pilote por prazer ou apenas por necessidade. Esqueça os rótulos, faça o possível para pilotar sempre com prudência e responsabilidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário